Política Municipal de Controle de DSTs e AIDS

Nessa área vocês poderão postar mensagens e solicitar dicas de Travestis e Transex de Porto Alegre e demais cidades do Rio Grande do Sul.

Moderadores: srpervertido, Daredevil ativo, Morty, Moderadores

Responder
medicocarente36
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:51
Cidade/Estado: santa maria
Sou: homem

27 Jan 2012, 11:08

PORTO ALEGRE - POLÍTICA MUNICIPAL DE CONTROLE DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E Aids

- Diretrizes da SMS para acompanhamento de pessoas com HIV

A epidemia de Aids no Brasil teve o primeiro caso registrado no ano de 1981, em São Paulo. No Rio Grande do Sul, o primeiro caso ocorreu em Porto Alegre em 1983. A Política Municipal de DST/Aids foi implantada, em 1993, com o objetivo de planejar e estruturar as ações de prevenção e assistência para a cidade. Porto Alegre, ao longo dos mais de 20 anos da epidemia, apresenta uma prevalência importante da infecção pelo HIV. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde /Política de DST/Aids tem trabalhado com determinação para a prevenção de novos casos e na qualidade de vida para as pessoas que vivem com HIV/Aids e outras DSTs.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS DA EPIDEMIA

- Heterossexualização

- Uso de drogas injetáveis

- Atinge a todas as faixas etárias

- Pauperização

- Banalização

PREVENÇÃO

- Programa de Redução de Danos direcionado aos usuários de drogas

- Prevenção da Transmissão Vertical do HIV/Sífilis

- Campanhas Preventivas – por ocasião do Carnaval e em outras datas alusivas, campanhas de mídia, entre outras.

- Parcerias com a sociedade civil e outras instituições para atingir populações mais vulneráveis: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, travestis/transgêneros, populações em situação de pobreza, entre outras.

- Produção/distribuição de material informativo/educativo para a população em geral e populações mais vulneráveis.

ONDE FAZER O TESTE ANTI-HIV?

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento são serviços de procura voluntária e anônima, preparados para a realização do exame e a entrega adequado do resultado e encaminhamentos necessários.

COAS/CTA Municipal Paulo César Bonfim - Rua Professor Manoel Lobato, 151 - fone: 3289-4050 e 3289-4108 - segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: às 9h e terça-feira e quinta-feira: às 13h.

Informações sobre DST/HIV/Aids podem ser disponibilizadas pelos telefones:

Disque Aids (RS)- 0800-5410197

Disque Aids (Brasil)- 0800-611997



CTA Estadual Caio Fernando de Abreu – Avenida Bento Gonçalves, 3722 - Telefone 3336-1883 e 3901-1328 - das 8h às 12h e das 13h às 17h30min

PRESERVATIVOS

Procure sempre o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e cadastre-se para obter sua cota mensal de preservativos - gratuitamente. Informação pelo telefone 156.

CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DST/Aids

É composto por três serviços: Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS/CTA), Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS e Assistência Domiciliar Terapêutica.

COAS/CTA (CENTRO DE ORIENTAÇÃO E APOIO SOROLÓGICO PAULO CESÁR BONFIM)

O COAS/CTA realiza aconselhamento e testagem para o vírus HIV. O teste é feito de modo voluntário, anônimo e gratuito. Para testagem, basta comparecer nos horários abaixo e participar do aconselhamento pré-teste. O exame é feito através de uma amostra de sangue, não sendo necessário jejum. O resultado fica pronto em 15 dias úteis.

O centro realiza em média 350 exames mês. Oferece atendimento para soropositivos nas modalidades de psicoterapia breve e grupal. Realiza também atividades extra-muros em escolas e instituições.

Horários de realização de testes :

Manhã: segundas, terças, quintas e sextas-feiras às 9h

Tarde: segundas a sextas-feiras às 13h

AMBULATÓRIO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DST/Aids – SAE


Localizado no Centro de Saúde da Vila dos Comerciários (antigo PAM 3), na Rua Professor Manoel Lobato, 151 – térreo – telefone: 3230-3048

Transporte Coletivo: Cruzeiro do Sul, Pereira Passos, Santa Teresa e T3.

Hoário de atendimento: 8h às 17h

O agendamento das primeiras consultas são feitos pela Central de Marcação de Consultas, através dos serviços de saúde. Os retornos são agendados pelo fone 3230-3051.

Este ambulatório realiza atendimento multidisciplinar de :

- Doenças Sexualmente Transmissíveis

- Assistência ambulatorial a portadores do HIV ou doentes de Aids

- Crianças portadoras do HIV/Aids

- Acompanhamento pré-natal de mulheres portadoras do HIV/Aids

- Assitência ambulatorial a portadores do vírus HTLV-I

- Adesão ao tratamento

Atividades - O SAE dispõem de uma farmácia para distribuição de medicamentos anti-retrovirais, fornecidos pelo Ministério da Saúde e outros medicamentos usados no tratamento e profilaxia de doenças oportunistas e no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis – DST, que são adquiridos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal de Saúde. Neste local, também se faz a distribuição de preservativos masculinos e femininos para os pacientes acompanhados no SAE, tarefa realizada pelos auxiliares de enfermagem.

O Serviço Social do Centro realiza cadastro de carteiras para passe-livre e encaminhamentos para rede de atendimento social da cidade.

Ambulatório de Adesão ao tratamento realiza consulta de enfermagem com foco na adesão ao tratamento do paciente com HIV/Aids, que requer orientação e estimulação constantes.

Ambulatório de HTLV-I, é referência na cidade para os pacientes identificados na rede de unidades, hospitais e bancos de sangue. O vírus HTLV-I é responsável pela paraparesia espástica tropical. O serviço conta com um neurologista especializado no atendimento da doença.

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR TERAPÊUTICA A PORTADORES DE Aids (ADOT)

Atende indivíduos doentes de Aids cujo estado físico não permite, temporariamente, a locomoção até um serviço de saúde. A ADOT presta cuidados intermediários entre o atendimento hospitalar e o ambulatorial, através de uma equipe interdiciplinar que conta com enfermeiro, médico, psicólogo, fisioterapeuta e auxiliares de enfermagem.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/d ... _secao=703
GIACOMO
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2012, 13:11
Cidade/Estado: porto alegre
Sou: homem

28 Jan 2012, 14:21

Bela iniciativa medicocarente, vamos alertar todos os t-lovers sobre riscos, sobre as transex que não tem menor preocupação com a saúde, seja da maneira que for, estaremos alertando a todos, e não adianta mais deletarem mensagens relativa a HIV, está nítido,o avanço das transmissões e ninguém aqui é pré-histórico para certos tabus....
Responder

Voltar para “Transex Rio Grande do Sul”